Uma pequena pérola no manjericão!
Quintal, Horta, Vida mais sustentável, Jardim aromático, Manjericão
"The greatest change we need to make is from consumption to production, even if on a small scale, in our own gardens. If only 10% of us do this, there is enough for everyone. Hence the futility of revolutionaries who have no gardens, who depend on the very system they attack, and who produce words and bullets, not food and shelter." - Bill Mollison
"All the problems of the world can be solved in a garden." - Geoff Lawton
"(...) spare time in the garden, either digging, setting out, or weeding; there is no better way to preserve your health." - Richard Louv
Quintal, Horta, Vida mais sustentável, Jardim aromático, Manjericão
Este foi um dos muitos tesouros que o Sr. M. nos deixou. Tinha-as semeado no ano passado. Lembro-me que conversou comigo sobre o assunto, mas infelizmente não me recordo bem do que me disse. Pergunto-me se ele saberia a bela surpresa guardada naquelas sementes ou se teria ficado tão agradavelmente surpreendido quanto eu.
Identificação de plantas, Quintal, Vida mais sustentável, Amigos, Sr. M., Malva-real, Flores
Estávamos no final de Março. Chovia desalmadamente. Cá em casa, estávamos a ficar quase tão cinzentos como aqueles dias que teimavam em esconder de nós o sol . A última lembrança clara que tenho é de andar louca debaixo de chuva de granizo num sábado à noite a cobrir umas pequenas courgettes, numa tentativa desesperada de as salvar, e pensando para comigo “Será que este inverno não tem fim?”
Quintal, Horta, Vida mais sustentável, Marmeleiro, Figueira, Figos, Árvores, Estrela-de-belém, Marianinha, Flores
Na estufa, as abóboras e courgettes já espreitam há alguns dias. Temos ficado boquiabertos com a velocidade a que crescem. Entre a primeira e segunda fotos das courgettes aqui mostradas passaram pouquíssimos dias, mas a diferença é enorme!
Quintal, Horta, Vida mais sustentável, Abóboras, Courgettes, Germinação
Hoje é dia de mercado em Azeitão. É o rebuliço habitual do primeiro domingo de cada mês. Um mercado tradicional cheio de vida e de cor, de sons e cheiros. É o dia das farturas, de comprar plantas e criação, de ouvir os pregões de quem vende…
Quintal, Vida mais sustentável, Marmeleiro, Gamboeiro, Árvores, Oliveira, Pereira-abacate, Polinização
No quintal surgem as primeiras flores de jasmim… anunciam-nos que a primavera não tarda. Ainda bem. Cá em casa ansiamos todos por dias de sol passados lá fora. Tem sido um ano de muita chuva maravilhosa, mas confessamos que já nos cansa.
Há já alguns anos que temos pés de chuchu na nossa horta. Como muitas outras plantas na horta, foi o Sr. M. que lá os pôs. No início não lhes ligávamos muito. Substituíam os nabos na sopa e pouco mais. Depois a pouco e pouco fomos descobrindo receitas mais apetitosas e hoje somos fãs.
Os pés de chuchu duram alguns anos e depois morrem. Este ano já só havia um e ainda por cima precisávamos de o mudar de lugar, porque naquele sítio empatava. Quando estava no hospital e ainda longe de prevermos um desfecho tão doloroso, o Sr. M. deu-nos algumas dicas de como propagar os chuchus. Com estas dicas em mente e algumas pesquisas que já tínhamos realizado na Internet, pusemos mãos à obra.
Cá em casa começámos as sementeiras no último fim de semana e temos adiantado todos os dias um bocadinho. As sementeiras são um excelente pretexto para reutilizar embalagens. Tínhamos imensas guardadas para este efeito, mas mesmo assim não devem chegar. Entre elas destaca-se uma quantidade generosa de boiões de iogurte, embora as nossas favoritas sejam as dos queijos frescos. São de um material mais resistente e duradouro e muito boas de arrumar nas bandejas de esferovite que também fomos colecionando para este efeito. Além disso, já trazem o buraquinho pronto!
Família, Quintal, Horta, 5 Rs, Vida mais sustentável, Filhos, Educação e descoberta, Sementeira
Esta foi a colheita de hoje:
Couves + nabiças = sopa
Limões + laranjas + tangeras = fruta, tempero, sumos
louro = anti-traças (vamos experimentar…aqui pela Internet há quem diga que funciona. Já há muito que queremos substituir os desagradáveis anti-traças químicos por alternativas mais naturais e menos perigosas para as nossas crianças. Andamos a experimentar sobretudo os produtos que temos disponíveis na horta. Já experimentámos com cascas de limão secas, mas não notámos que deixe grande aroma no roupeiro, o que nos deixa dúvidas sobre a sua eficácia… Agora vamos tentar as folhas de louro verdes. Louro não nos falta... temos uma pequena floresta dele no quintal!)
Quintal, Horta, Vida mais sustentável, Jardim aromático, Repelentes naturais, Inseticidas naturais, Limão, Loureiro, Louro, Laranjas
Já apresentámos o blog. Já nos apresentámos. Chegou a altura de iniciarmos a escrita, senão o blog começa já a ganhar pó e ainda nem o estreámos!
Andámos a semana toda em busca de inspiração. Queríamos uma ideia luminosa. Algo de extraordinário para marcar o início. Não vai acontecer.Vamos mesmo começar o blog com um dos momentos simples e doces com que preenchemos os nossos dias. Afinal, este é um blog de coisas simples que os nossos olhos veem como grandiosas e extraordinárias. Mais vale começá-lo já no tom certo.
Quintal, Horta, Vida mais sustentável, Tomate-cereja, Sr. M., Gata Mimosa, Girassol, Sementes
Pág. 3 de 3