Recomendamos. Sem sombra de dúvida. Cada visita tem sido uma experiência muito enriquecedora.
Há dias mencionámos aqui a nossa visita a Almourol. Importa salientar que a mesma aconteceu no âmbito do programa Ciência Viva no Verão. Este programa é um manancial de oportunidades. Somos totalmente fãs. No âmbito deste programa já tivemos o privilégio de usufruir de:
- Uma visita guiada ao Farol do Cabo Espichel (Direção de Faróis da Marinha Portuguesa)
- Um peddy-paper intitulado “Biodiversidade no jardim” no Parque do Bonfim em Setúbal (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos )
- A ação “O outro lobo” no Centro de Recuperação do Lobo Ibérico em Mafra (Grupo Lobo)
- Uma visita guiada ao Centro dos Cabos Submarinos em Sesimbra (Portugal Telecom )
- Uma visita guiada às instalações da Renova em Torres Novas
- Uma visita guiada ao hospital termal mais antigo do mundo nas Caldas da Rainha (organizada pela Associação Nostrum)
- Uma tarde e uma noite de Astronomia no Centro Ciência Viva de Constância
- Uma visita guiada à cadeia de produção da Carta Militar de Portugal à escala 1 : 25 000 (Instituto Geográfico do Exército)
- A visita guiada “Descubra as tecnologias por detrás da rádio e da televisão” na RTP em Lisboa
- A atividade “À descoberta da Terra: Sismos e Vulcões” no Parque de Albarquel em Setúbal (organizada pelo Instituto Dom Luiz )
- Uma visita guiada ao Castelo de Almourol em Tancos (da responsabilidade da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos)
Estas visitas são muito enriquecedoras, pois dão-nos acesso a locais que nos passam facilmente desapercebidos e, sobretudo, que nem sempre estão disponíveis ao público fora deste âmbito. As visitas são acompanhadas por guias habilitados (em determinados casos, especializados mesmo) e apaixonados que nos contextualizam, nos elucidam, nos informam, nos contagiam… Dão-nos também uma visão riquíssima do nosso belo Portugal. Em geral, originam passeios e convívios extremamente agradáveis. E impressões e fotos inesquecíveis. Em termos pedagógicos, quer pela aquisição de conhecimentos, quer pela socialização, são inestimáveis para as nossas crianças. Podemos ir com a família, com amigos e torná-las momentos memoráveis.
E para o ano? Para o ano, pensamos continuar. Como o Mini vai ficando mais crescido, é provável que possamos até experimentar aventuras um pouco mais arrojadas. Se o limite de idade já o permitir, repetiremos a visita à fábrica da Renova para que desta vez eu e o Minorca também possamos ir. A visita ao Castelo de Almourol deste ano foi sem dúvida um incentivo para na próxima edição darmos também mais atenção aos castelos. Confesso que ainda não lhes tínhamos dado a merecida atenção. Até o Mini ficou empolgado com ela! Perguntou-nos logo se havia um crocodilo como o do Capitão Gancho no fosso à volta do castelo! Astronomia e Biologia também não poderão faltar para continuar a alargar os horizontes do nosso Maxi. E a Engenharia, claro! Que Pai e Filhos adoram! Sim, o Minorca também já fica fascinado com máquinas e afins!
Partindo do princípio otimista que alguém nos lê , há por aí mais fãs da Ciência Viva no Verão? Partilhem connosco as vossas experiências.
.