"To be hopeful in bad times is not just foolishly romantic. It is based on the fact that human history is a history not only of cruelty, but also of compassion, sacrifice, courage, kindness. What we choose to emphasize in this complex history will determine our lives." - Howard Zinn

Hambúrgueres ainda crús com um aspeto muito semelhante a hambúrgueres de vaca

Ontem optámos por um almoço vegetariano. E o que preparámos? Hambúrgueres. Piscar de olho

Desde que ajustámos o nosso regime alimentar, temos tentado reunir receitas vegetarianas do agrado de todos cá em casa, para podermos diversificar o cardápio . Entre elas, há já algum tempo que ando a colecionar receitas de hambúrgueres vegetarianos para irmos experimentando, mas confesso que até ontem nenhuma tinha ainda estado tão perto de entrar para o caderno de receitas desta Família.

As receitas que já tínhamos testado não foram aprovadas. À base de grão ou lentilhas não convenceram o Maxi-Puto que ainda não é grande apreciador de leguminosas e os restantes membros, apesar de não terem desgostado por completo, também não as apreciaram particularmente, porque os hambúrgueres tendem a ficar demasiado secos.

Hambúrgueres já grelhados e empilhados

Por isso, estes hambúrgueres de soja e beterraba surpreenderam-nos pela positiva. Têm um aspeto delicioso, são muito saborosos e bastante suculentos, sobretudo se forem alourados num pouco de azeite como os nossos. O Maxi-Puto regalou-se e repetiu. Eu e o César também. O Mini-Puto foi o menos entusiasta, mas não os rejeitou. Estamos mesmo em crer que foi adotada e que vai ter direito a entrar para o nosso caderno de receitas.

Encontrámos a receita em questão na página Facebook de um dos blogs vegetarianos que lemos regularmente, o Universo dos Alimentos – Amigos, mas de acordo com a informação indicada, a receita original é do blog Pedacinho de Noz.  Seguimo-la praticamente à risca, sem tirar nem pôr, o que não é nada comum cá em casa. Foi muito simples de preparar, embora um pouco demorada. Pareceu-nos muito apropriada para confecionar uma quantidade maior e aproveitar para congelar alguns (a receita deu-nos oito bons hambúrgueres). Esta experiência positiva deixou-me curiosa e cheia de vontade de explorar o Pedacinho de Noz… e de testar muitas outras receitas de hambúrgueres vegetarianos.

E por aí? Gostam de hambúrgueres vegetarianos? Têm alguma receita favorita? Se assim for, não se acanhem em partilhá-las connosco.

Um hambúrguer grelhado servido no prato com linguini de pesto verde com molho pesto rosso

Guardar

Cozinha, Vida mais sustentável, Alimentação saudável, Cozinha vegetariana, Flexitarianismo, Receitas, Hambúrgueres