"The greatest change we need to make is from consumption to production, even if on a small scale, in our own gardens. If only 10% of us do this, there is enough for everyone. Hence the futility of revolutionaries who have no gardens, who depend on the very system they attack, and who produce words and bullets, not food and shelter." - Bill Mollison

"All the problems of the world can be solved in a garden." - Geoff Lawton

Diário de Bordo

Vista dos tomateiros na horta

Já apresentámos o blog. Já nos apresentámos. Chegou a altura de iniciarmos a escrita, senão o blog começa já a ganhar pó e ainda nem o estreámos!

Andámos a semana toda em busca de inspiração. Queríamos uma ideia luminosa. Algo de extraordinário para marcar o início. Não vai acontecer.Vamos mesmo começar o blog com um dos momentos simples e doces com que preenchemos os nossos dias. Afinal, este é um blog de coisas simples que os nossos olhos veem como grandiosas e extraordinárias. Mais vale começá-lo já no tom certo.

 Um dos momentos doces do nosso dia foi na horta. Começou com a recolha das sementes de girassol. Todos os anos o Sr. M. semeia girassóis. O Sr. M. é um amigo. Começou por ser um vizinho que adotou o nosso terreno.  Nós não tínhamos tempo para o quintal. O Sr. M. tinha tempo, mas não tinha quintal. Fizemos uma troca. Nós contribuímos com o terreno, ele com o trabalho. Ganhámos todos uma horta. Os anos passaram e nesta partilha de um pedacinho de terra nasceu uma amizade. Hoje é um amigo. Aprendemos juntos. Graças a ele, devagarinho fomos também descobrindo o prazer de cultivar. Há tantos outros quintais abandonados por aí que podiam ganhar vida nova se mais pessoas se unissem...É só uma ideia. Felizmente há cada vez mais ideias destas a concretizarem-se.

DSCF5017

Os girassóis são lindos. Vêm de mãos dadas com o sol de verão. Quando secam, o Sr. M. aproveita as sementes para a sementeira do ano seguinte. Na azáfama do quotidiano acabamos sempre por esquecer-nos de ficar com algumas flores secas para petiscarmos as sementes. Este ano a memória ajudou-nos e aqui estão elas. São uma importante fonte de magnésio, vitamina E e gordura benéfica para o colesterol.  E são muito saborosas. Temos mesmo que ganhar este hábito! Ao nosso filhote mais velho, coube a tarefa de retirar as sementes das flores. E foi uma descoberta para ele encontrar um petisco no coração de uma flor!

DSCF4995

A passagem pela horta acabou com a colheita dos tomates cherry. A gata Mimosa ajudou. E o filhote baixote também. Foi a primeira vez que semeámos tomate cherry e têm sido um regalo para os olhos e para o paladar. Que bela salada que vai acompanhar as sardinhas do nosso jantar hoje! E os próximos dias prometem mais!

DSCF4998

DSCF5059

Quintal, Horta, Vida mais sustentável, Tomate-cereja, Sr. M., Gata Mimosa, Girassol, Sementes