Andamos presentemente à descoberta das atividades do Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal de Coina. E estamos a gostar imenso. No fim de semana passado demos um passeio pela Mata e estivemos a pintar com aguarelas naturais (a partir de cenouras, mirtilos, morangos, espinafres, etc.). Foi divertido e educativo. Levámos a Avó e o Mini-Puto adorou. Nós também.
Ficámos, por exemplo, a saber que por altura dos Descobrimentos, parte do pinhal que constitui atualmente a Mata fornecia madeira para a construção das embarcações. Descobrimos também que existia um forno cerâmico onde se coziam as formas usadas para confecionar o biscoito que aprovisionava a armada. Existe na Mata um núcleo arqueológico que preserva os vestígios que restam desse forno. Teremos que os visitar, sem dúvida.
Fomos introduzidos à atividade deste Centro no verão passado através do programa Ciência Viva no Verão. Ainda não lhe tínhamos dado a merecida atenção. Nessa altura demos um longo passeio botânico pela Mata da Machada para observar as várias espécies de plantas e principalmente, fomos sensibilizados para o problema das invasoras.
Este ano já começaram a decorrer as atividades. Estão previstas iniciativas muito giras para este verão. Tivemos imensa pena de não ter disponibilidade para participar no curso de botânica que decorreu, mas vamos estar muito atentos à agenda do Centro e tentar participar em mais iniciativas. Recomendamos.