"To be hopeful in bad times is not just foolishly romantic. It is based on the fact that human history is a history not only of cruelty, but also of compassion, sacrifice, courage, kindness. What we choose to emphasize in this complex history will determine our lives." - Howard Zinn

Prémio ILUSTRARTE 2016 - Violeta Lópiz

 

Esta semana fomos perder-nos no Ilustrarte 2016 - VII Bienal Internacional de Ilustração no Museu da Eletricidade. Um paraíso para quem gosta do Livro Infantil e de Ilustração. A decorrer até 17 de abril.

Não restam dúvidas. Atualmente, a ilustração do livro infantil recusa-se a servir meramente como elemento decorativo que ilumina as histórias e que se escraviza às palavras dos autores. A ilustração ganhou o seu espaço próprio, enquanto intérprete e criadora de significados e passou a contar as suas próprias histórias entrelaçando os traços, as cores, as texturas, as estéticas nas palavras, para criar narrativas e simbologias paralelas, complementares e alternativas. Sem dúvida uma das razões que torna o universo do livro infantil cada vez mais fascinante!

Na imagem, um detalhe delicioso da obra vencedora da edição deste ano do Ilustrarte, o livro Amigos do Peito, ilustrado por Violeta Lópiz, com texto de Claudio Thebas, editado pela Bruaá. Mas nem quero imaginar as dificuldades que o júri teve para decidir... são dezenas de obras e, no nosso caso, gostámos de tantas que voltámos com uma enorme lista para acrescentar à nossa biblioteca.

 

 

Família, Filhos, Educação e descoberta, Passeios, Museu da Eletricidade,, Slow Life, Literatura Infantil, Livros e leitura, Ilustrate 2016, Ilustração, Livro Infantil, Crescer com Histórias